O deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) vai solicitar a convocação do Ministro da Educação, Camilo Santana, para prestaresclarecimentos sobre falhas relacionadas aos cartões de inscrição e à divulgação de locais de prova doExame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023.
De acordo com o requerimento, que deve ser protocolado no sábado, 28,candidatos em todo o país têm relatado que tiveram locais designados a distâncias superiores a 200 km de suas residências, enquanto outros mencionamtrajetos de mais de duas horaspara alcançar seus locais de exame. A situação contraria as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que determina que os locais de prova estejam,no máximo, a 30 km da residência do candidato.
O parlamentar pede que o INEP juntamente com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pela aplicação do ENEM 2023, apurem e corrijam as inconsistências.
“[…]Ou suspendam a realização do exame, sob pena de ferir gravemente a isonomia entre os candidatos, pois o referido certame é um exame de abrangência nacional, podendo participar qualquer pessoa que concluiu ou está prestes a concluir o ensino médio, estando entre estes, candidatos com condições financeiras muito precárias”,argumenta o parlamentar em seu requerimento
FONTE: terrabrasilnoticias.com